História

Em meados de 1902, a localidade era conhecida por Lagoa, zona rural que pertencia ao Município de Pombal. Esse nome veio em decorrência de uma lagoa que existia onde hoje fica a Praça Central do município. E ali os vaqueiros reuniam-se para pernoite e descanso dos animais.

Em 1912, o município passou a se denominar Salamandra, nome dado em referência ao fato de José Machado, que veio do Rio Grande do Norte para ali estabelecer moradia ter matado uma cobra de nome “salamandra”, próximo à lagoa que ali existia. Nessa época na região onde hoje se encontra o município, habitavam apenas duas famílias, família Xavier e família Gomes.

No ano de 1919, Manoel Medeiros de Araújo vindo de Parelhas-RN, casando-se com Sebastiana Maria de Jesus, viúva de José Gil Xavier de Farias. Além dos três filhos que ela já tinha com o primeiro marido, teve mais quatro filhos. Assim como os demais agricultores da região, tinha o desejo de desenvolver a região. Então, angariou recursos junto à população da época, para a construção da Capela. Na época, os tropeiros e se reuniam à sombra de um mofumbo, árvore típica da região, e como o mesmo tinha a preocupação em prestar assistência, chegou a encontrar em baixo de uma pedra, a oração de Nossa Senhora do Desterro. Em decorrência desse fato, Manoel Medeiros viajou a Recife, para comprar uma imagem de Nossa Senhora do Desterro, para a capela que estava sendo construída, e batizar com o mesmo nome da santa a referida capela.

No ano de 1924 a localidade passou a se chamar Desterro, em referência ao nome de Nossa Senhora do Desterro. Com a municipalização do distrito de Malta, que fica localizado a 21 km de distância, Desterro, deixou de pertencer a Pombal, e passou a ser distrito de Malta. Em 17 de junho de 1963, com a emancipação política, o município passa a ser independente e se chamar Desterro de Malta.

Em 1964 Sbastião Rodrigues, foi prefeito interino de Desterro de Malta, e governo por apenas 1 ano e 6 meses. Após ele, todos os prefeitos foram escolhidos em eleições diretas.

Em 27 de dezembro de 1991 foi escolhido o novo nome do município. Com isso passou a se denominado Vista Serrana, em decorrência das Serras que cercam o município.

Fonte: José Garcia e Maria de Lourdes Garcia